5 dicas de decoração de interiores para valorizar o seu imóvel de luxo
Um imóvel de luxo, por si só, já é valorizado. Mas, será que existe a possibilidade de aumentar ainda mais a sua percepção de valor? Sim, é totalmente possível.
Geralmente, um empreendimento de alto luxo já vem com alguns detalhes que o faz, justamente, entrar para a categoria “de luxo”. Esses detalhes vão desde a sua localização até o acabamento.
Por isso, as próprias construtoras, ao projetarem um imóvel de luxo, já se preocupam em entregá-lo com uma iluminação estratégica e com tecnologias integradas. A luz natural é bem aproveitada; luzes de LED são colocadas nas áreas comuns e particulares, ajudando na economia de energia, realçando áreas específicas dos apartamentos e dando um toque estético mais bonito; sensores de presença são inseridos nas áreas comuns etc.
Com a constante evolução do mundo, a adesão aos carros elétricos têm crescido no Brasil. Logo, a maioria dos imóveis de luxo já vêm com totens para carregamento de carros e bicicletas elétricas. Além dessa tecnologia, outras automações também são inseridas nesses empreendimentos, como a presença de fechaduras eletrônicas e a irrigação automatizada dos jardins.
Dessa forma, para que você consiga aumentar ainda mais o valor do seu imóvel de luxo, existem algumas ações relacionadas à decoração de interiores que você pode aplicar. Mais adiante, vou falar sobre 5 delas com você. Prossiga a leitura!
5 itens na decoração de interiores que tornam um imóvel de luxo ainda mais valorizado
Antes de te passar esses 5 itens, precisamos falar, rapidinho, sobre a manutenção dos imóveis. Para você ter uma ideia, um empreendimento de luxo com a manutenção em dia tende a ter 30% a mais de valor.
Então, se preocupe com possíveis rachaduras nas paredes ou vazamentos, em manter o jardim e a piscina limpos, e com quaisquer outros detalhes que envolvem a manutenção do imóvel. Só isso já fará uma enorme diferença. Agora, vamos aos itens!
1. Mobiliário de qualidade
A mobília de um imóvel de luxo deve ser carregada de elegância, qualidade e durabilidade. Para atingir tal objetivo, os donos podem optar por móveis feitos de madeira nobre, como a itaúba e a mogno; uso do mármore e granito nas mesas e bancadas; estofados em couro legítimo, lã, seda, linho, veludo etc. Esses e outros detalhes da mobília ajudam a tornar um imóvel mais valorizado.
Ao escolher os seus móveis, imagino que você fará isso junto a uma arquitetura ou designer de interiores, mas vale ressaltar: preste atenção aos tamanhos. O tamanho da sua mobília deve ser proporcional ao ambiente em que ela será inserida.
Se você colocar muitos móveis em um mesmo ambiente ou escolher alguns que sejam grandes demais, pode passar a ideia de um lugar muito cheio, o que visualmente não é bonito, mesmo os móveis sendo de qualidade. Outro detalhe importante é a cor desses móveis, mas vamos falar sobre isso no próximo tópico.
2. Paleta de cores do ambiente
A paleta de cores não está somente relacionada à pintura das paredes, mas também às cores dos estofados, das cortinas, das bancadas, dos tapetes, dos puxadores, das torneiras… Enfim, tudo que envolve a composição do ambiente e influencia na sua estética.
Nos últimos anos, os tons neutros têm sido mais benquistos pelas pessoas, por passar uma ideia de sofisticação e atemporalidade. Mas, caso você seja uma pessoa que queira inserir mais cores ao seu lar, vale contar com a ajuda de profissionais da área de decoração de interiores para te ajudar a utilizá-las, sem tornar o seu espaço muito extravagante.
3. Presença de obras de arte
Por entender que as obras de arte ajudam a trazer mais sofisticação e valorização aos imóveis, os empreendimentos de luxo já vem com obras de arte na decoração das áreas comuns, como é o caso do “Tom Delfim Moreira” e do “Brisa”, ambos situados no Leblon.
Logo, na decoração interna do seu apartamento, você pode optar por comprar peças artísticas, como quadros, esculturas, móveis, tapetes etc. Essas obras de arte, além de dar um toque a mais ao ambiente, também proporcionam mais valor ao imóvel, já que são peças exclusivas e, geralmente, de alto valor monetário.
4. Bons acabamentos
Os acabamentos englobam iluminação, mobiliário, automações etc. Mas, nesse caso, quero falar com você sobre aqueles pequenos detalhes do acabamento que, às vezes, podem passar despercebidos, que são as maçanetas, fechaduras, torneiras, puxadores, entre outros.
Esses pequenos detalhes que, muitas vezes, são decididos no fim da obra, quando você já está ansioso para entrar no seu imóvel ou alugá-lo, fazem muita diferença, pois são muito observados e costumam chamar a atenção. Por isso, dê preferência por itens feitos de metais nobres ou de outros materiais de extrema qualidade e que sejam visualmente bonitos.
5. Uso de espelhos e vidros
Sabendo utilizar esses elementos, eles são muito bem-vindos e trazem um super diferencial para os empreendimentos. O “Tom Delfim Moreira”, citado anteriormente, é o único do Brasil a ser construído com uma fachada 100% de vidro. Outro empreendimento que faz bom uso do vidro em sua fachada é o “Nascimento 245”, situado em Ipanema.
O vidro, entre seus benefícios, ajuda na iluminação e luminosidade, permitindo a passagem da luz natural e criando ambientes mais agradáveis. Esse material também auxilia na integração de ambientes, criando espaços mais funcionais, o que tem sido muito valorizado nos imóveis de luxo atuais.
Em complemento, os espelhos, ao serem bem posicionados, ajudam a ampliar os espaços, tornando-os visualmente maiores e mais arejados. Além disso, eles também podem ser usados para refletir as obras de artes e outros elementos decorativos, dando ainda mais destaque para eles.
Conclusão
Cada item citado, se bem escolhido, fornece ainda mais sofisticação aos imóveis de luxo. Essa característica — a sofisticação — já é algo buscado pelos investidores ao procurarem por empreendimentos de alto luxo para comprar.
Não é para menos, pois uma alta quantia financeira é desembolsada para adquirir esses modelos de imóveis e, geralmente, espera-se conseguir um retorno sobre eles no médio e longo prazo. Logo, após adquiri-los, quanto mais valor puder ser agregado, melhor.
Então, aproveite cada dica dada por aqui! Tenho certeza que elas ajudarão a agregar muito valor na decoração de interiores do seu imóvel de luxo. No mais, fique sempre atento ao blog, pois constantemente posto conteúdos para ajudar investidores e apresentá-los os melhores imóveis de luxo que estão surgindo na zona sul do Rio de Janeiro.