Blog Carioca

Your search results

Conheça os 8 melhores bairros da Zona Sul do Rio de Janeiro

Postado por Daniel Belmont em 23 de novembro de 2023
0

“Cidade Maravilhosa!”

 

Não é à toa que o Rio de Janeiro ganhou esse título. Essa cidade, por todo o seu entorno, arranca suspiros de brasileiros e estrangeiros. 

 

Samba, paisagens exuberantes, pessoas bonitas, carnaval, abrigo de uma das sete maravilhas do mundo… Se fôssemos falar do Rio de Janeiro de forma geral, este texto ganharia milhares e milhares de palavras. 

 

No entanto, meu intuito neste conteúdo é apresentar a você os 8 melhores bairros da Zona Sul do Rio de Janeiro, a região mais nobre da Cidade Maravilhosa. Lugares que, a cada esquina, impressionam pela sua arquitetura, gastronomia e belezas naturais. Continue a leitura! 

Os 8 melhores bairros da Zona Sul carioca 

 

A zona sul carioca é formada por 18 bairros, onde cada um possui a sua personalidade e ajuda a exaltar a beleza do Rio de Janeiro. Para este texto, separei oito opções que você, definitivamente, não pode deixar de conhecer quando estiver no Rio de Janeiro ou no momento de escolher um imóvel para investir nessa região. Vamos lá! 

 

1. Leblon

 

O Leblon é a região mais valorizada do Rio de Janeiro, ou seja, é o local com o metro quadrado mais caro da cidade. Nesse bairro, você pode apreciar a magnífica praia do Leblon com uma vista deslumbrante do Morro Dois Irmãos. 

 

Além dessa atração, o Leblon também é agraciado com belíssimos shoppings, como o Shopping Leblon e o Rio Design. O Shopping Leblon possui mais de duzentas lojas, inclusive lojas de grifes nacionais e internacionais. 

 

O Rio Design é um shopping mais intimista, que vem se tornando o ponto de encontro de figuras públicas e de pessoas comuns que desejam se encontrar para “jogar conversa fora”. Nesse shopping, os visitantes podem apreciar ótimos restaurantes, a exemplo do “Irajá Redux” e o “Mitsubá”, restaurante japonês assinado pelo chef Eduardo Nakahara, campeão da Copa The Best Sushiman 2016 — o hostess do “Mitsubá” é o Bell, figura conhecida da noite carioca.

 

Pelas ruas do bairro, as excelentes opções gastronômicas não param. Se você precisa de um cantinho para tomar um bom café, indico que conheça a “Bel Trufas”, uma loja de chocolates artesanais situada na Rua Gen. Venâncio Flores. Agora, se você é fã de um bom charuto cubano e gosta de degustar uísques qualificados, tenho certeza que o “Esch Café”, localizado na Dias Ferreira, atenderá os seus gostos. 

 

Especificamente, na Rua Dias Ferreira, após a pandemia, muitos novos bares estão surgindo e esses locais estão sendo comandados por importantes nomes da gastronomia, a exemplo do Chef Rafael Gomes, ganhador do Masterchef Profissionais em 2018 e destaque do reality Iron Chef Brasil, da Netflix.

 

2. Jardim Botânico

 

O bairro Jardim Botânico não possui praia, mas se você deseja ter contato com uma natureza exuberante e com um ambiente bucólico, ele é o lugar certo para você. 

 

Nesse bairro, você tem contato com o Jardim Botânico do Rio de Janeiro, fundado em 1808 por Dom João, sede do Museu do Meio Ambiente e de mais de 6500 espécies de plantas catalogadas. 

 

Por sinal, o bairro Jardim Botânico recebeu esse nome justamente por causa desse incrível espaço. Saindo do Jardim Botânico do Rio de Janeiro, mas não do bairro, outro local que você necessita conhecer é o Parque Lage, um jardim de estilo europeu que possui edificações, lagos, aquários etc, para serem apreciados.

 

O Parque Lage está localizado bem próximo ao Jardim Botânico do Rio e, além de contemplá-lo, caso você deseje realizar piqueniques em seu interior, saiba que essa é uma prática muito comum entre moradores e visitantes desse bairro. 

 

Após fazer esses passeios, aproveite para conhecer o restaurante “Elena”, situado na Rua Pacheco Leão, n°: 758. O seu cardápio é rico em sabores asiáticos e assinado pelo chefe Itamar Araújo. 

 

3. Gávea 

 

Localizado na encosta do Morro Dois Irmãos, o bairro Gávea é um dos principais acessos para a imponente Pedra da Gávea, considerada o maior monólito à beira-mar do mundo. A trilha pela Pedra da Gávea é um dos passeios favoritos de quem decide conhecer o Rio de Janeiro e é fã de esportes ao ar livre, como trilha e montanhismo. 

 

Ao chegar no seu topo, você é contemplado com uma vista magnífica do oceano e da Cidade Maravilhosa. A trilha até o topo da Pedra da Gávea não é indicada para se fazer sozinho, mas com o auxílio de um guia bem conhecedor dessa região. Ela dura cerca de 5 horas, possui mais de 800 metros de desnível, além de trechos verticais.

 

Igual ao Jardim Botânico, essa região também é conhecida pela sua tranquilidade, segurança, contato com a natureza e climinha de cidade do interior. A Gávea é sede da PUC-Rio e do Shopping da Gávea, ambos localizados na Rua Marquês de São Vicente, uma das principais localizações do bairro Gávea. 

 

No Baixo Gávea ou, simplesmente, BG, a vida noturna é bem agitada e você pode ter contato com ótimos barzinhos e restaurantes, como o “Guimas” e o “Braseiro da Gávea”.

 

4. Ipanema 

 

Um dos bairros mais sofisticados e conhecidos do Rio de Janeiro! Não existe falar sobre a Cidade Maravilhosa e não citar o bairro Ipanema. A praia de Ipanema está entre as praias mais famosas do Brasil. Em toda a sua orla, os moradores e turistas podem aproveitar vários quiosques e restaurantes renomados. 

 

O “Posto 9”, localizado nesse bairro, é considerado um dos pontos mais famosos do Rio de Janeiro e é um excelente lugar para contemplar o pôr do sol carioca. Inclusive, ele também está muito próximo da Pedra do Arpoador, famoso local em que as pessoas se juntam para ver o sol se pondo e batem palma enquanto esse incrível fenômeno da natureza acontece. 

 

Além da praia e do pôr do sol incrível, Ipanema também é conhecida pelas suas galerias de artes e livrarias. Suas ruas são arborizadas e já foram lar de grandes nomes, como o Tom Jobim, autor da música “Garota de Ipanema”, que residiu na Rua Nascimento Silva. Um bistrô que vale a pena conhecer nesse bairro é o “Zazá Bistrô Tropical”, localizado na Rua Joana Angélica. Ele serve maravilhosos coquetéis, comida marroquina e asiática.

 

5. Lagoa 

 

Nesse bairro reside um dos principais cartões-postais do Rio de Janeiro, a Lagoa Rodrigo de Freitas. Em todo o entorno desse cartão-postal você pode ter contato com uma variedade de opções gastronômicas e de atividades para se realizar ao ar livre. 

 

O bairro Lagoa é conhecido por oferecer aos seus moradores uma excelente qualidade de vida, já que é possível praticar diferentes atividades ao ar livre, como caminhada, piquenique e andar de bicicleta, e na água, como remo e canoagem. No entanto, a Lagoa não se resume apenas à Lagoa Rodrigo de Freitas. 

 

Nele, você também pode conhecer o Parque da Catacumba. Esse local possui uma trilha que leva até o mirante do Sacopã, local propício para se ter uma vista ampliada da Lagoa e do Morro Dois Irmãos. Como opções de restaurantes, vale a pena conhecer o “Badalado Lagoa Club” e o “Malta Beef Club”. 

 

6. Urca 

 

O bairro da Urca também é muito conhecido pelas suas ruas tranquilas e pelo contato direto com a natureza. As duas praias mais conhecidas desse bairro são a Praia da Urca e a Praia Vermelha. Essa última é a que dá acesso ao famoso Pão de Açúcar, ponto turístico importante do Rio de Janeiro

 

Além dessas praias, outro lugar icônico para conhecer nesse bairro é a Mureta da Urca, um local que proporciona uma visão radiante do pôr do sol carioca sobre a Baía de Guanabara. Se você gosta de trilha, a Urca também oferece a oportunidade de realizar uma caminhada no Morro da Urca. Ao chegar no final, você será agraciado por uma vista da Praia Vermelha, do Aterro do Flamengo e até mesmo da ponte Rio-Niterói.

 

7. Copacabana 

 

Seria um crime falar sobre a zona sul carioca e não citar o bairro de Copacabana. Junto ao bairro de Ipanema, Copacabana está entre as regiões mais conhecidas e visitadas do Rio de Janeiro. O famoso calçadão de Copacabana recebe milhões de turistas todos os anos. 

 

Nesse bairro, você pode encontrar o Copacabana Palace, hotel famosíssimo por receber grandes celebridades e importantes festas, como o Baile da Vogue. Além disso, outro local importante que você precisa conhecer é o Forte de Copacabana, construído na época em que o Rio de Janeiro era a capital do Brasil. 

 

Chegando nesse local, você é contemplado com uma vista magnífica da Praia de Copacabana, da Praia do Diabo e do Pão de Açúcar. Por lá, você também tem acesso à famosa “Confeitaria Colombo” e ao “Museu Histórico do Exército”. Como complemento, esse bairro é uma das principais vias que dá acesso ao Morro do Corcovado, local em que abriga o Cristo Redentor. 

 

8. São Conrado

 

Por último e não menos importante, temos o bairro São Conrado. Esse também é um local bastante tranquilo da zona sul do Rio de Janeiro e é incrível para os praticantes de voos de asa delta e parapente. São Conrado é um dos principais pontos de decolagem de asa delta e parapente no Rio de Janeiro

 

Além de dar aos seus moradores e turistas a chance de viver uma emoção nas alturas, esse bairro também possui uma praia propícia para os praticantes de surfe, por causa das suas grandes ondas, a Praia de São Conrado. Na beira-mar, existem excelentes quiosques que valem a pena conhecer, como o “So.Ga Beach” e o “QuiQui”. 

 

Imóveis de alto luxo na zona sul do Rio de Janeiro

 

A zona sul, além dos muitos pontos turísticos e opções gastronômicas que citei durante este post, também possui sofisticados edifícios comerciais e residenciais, entre eles, temos: 

 

  • Tom Delfim Moreira: situado no último terreno disponível na Praia do Leblon;
  • Ipa Studios Design: retrofit do antigo Hotel Everest, situado em Ipanema;
  • Parque Sustentável da Gávea: composto por 290 unidades residenciais, lojas e uma área de lazer completa, inclusive 17 mil m² de uma floresta com trilhas e um belíssimo mirante;
  • Oka Residence Lagoa: situado às margens da Lagoa Rodrigo de Freitas;
  • Artís: localizado na tranquila Rua Nascimento Silva, em Ipanema, mesma rua em que o Tom Jobim um dia residiu. 
  • Verdê: situado na Rua Jardim Botânico, possui 36 unidades residenciais, em apartamentos projetados para passar a sensação de estar residindo em uma casa. 

 

Esses empreendimentos foram projetados por importantes arquitetos e paisagistas, como o Escritório Burle Marx, Flávio Bassan e o Cité Arquitetura. 

Conclusão

 

Conhecer a zona sul do Rio de Janeiro é se dar ao direito de mergulhar em paisagens incríveis e em experiências gastronômicas que somente a Cidade Maravilhosa pode oferecer. Se o seu sonho é investir em um imóvel de luxo no Rio de Janeiro, tenho uma ampla experiência em imóveis de alto luxo situados nessa região e será um prazer te auxiliar nessa jornada. 

Comparar Imóveis