5 tendências dos lançamentos corporativos na Zona Sul do Rio de Janeiro
Ipanema, Leblon, Urca, Jardim Botânico… A Zona Sul do Rio de Janeiro é cheia de encantos que, além de fazer morada, muitos empreendedores, por diversas razões que falaremos durante este texto, escolhem essa região para situar suas empresas.
Neste post, vou mostrar para você as principais tendências do mercado de lançamentos corporativos na Zona Sul carioca. Por causa das mudanças no mercado, algumas tendências foram surgindo para que os atuais edifícios comerciais atendessem às demandas do seu público-alvo.
Para saber mais, continue a leitura!
De retrofit à sustentabilidade: as 5 tendências dos prédios comerciais na Zona Sul carioca
1. Obras de retrofit
Retrofit é o processo de revitalização de edificações antigas, com o objetivo de modernizá-las para atender as demandas atuais. No Rio de Janeiro, especificamente, essa prática tem sido comum nas últimas décadas, apesar do retrofit ser uma ação bastante comum nos Estados Unidos e na Europa há muitos anos.
Existem várias razões por trás da decisão de iniciar um projeto de retrofit, como o aproveitamento de um determinado lugar, a valorização de um edifício e a diminuição de custos, já que o retrofit busca conservar a arquitetura inicial.
Na Cidade Maravilhosa, alguns edifícios passaram pelo processo de retrofit, como o “Hotel Glória”, o centro empresarial “Leblon Green” etc. No caso do “Hotel Glória”, ele deu lugar para o “Residencial Glória”, um imponente edifício residencial e comercial. Se tratando do “Leblon Green”, ele deu espaço para o prédio comercial “Afrânio” — falaremos mais sobre ele adiante.
Apesar de ter citado obras residenciais em conjunto com comerciais ou somente corporativas, existem construções de retrofit somente com o objetivo residencial, como é o caso do “Ipa Studios Design”, que ocupa o lugar do antigo e super conhecido “Hotel Everest“.
2. Parceria com renomados escritórios de arquitetura e paisagismo
Uma das mudanças do mercado que incentivou o início de determinadas tendências é o gosto do consumidor. Atualmente, as pessoas estão mais exigentes, tanto quando vão comprar um imóvel residencial quanto ao alugar ou comprar uma sala comercial.
Além disso, quando existe um projeto de retrofit, é preciso ainda mais expertise dos profissionais envolvidos, já que a construção não é iniciada do zero, mas “pega o embalo” de uma construção já existente. Essa, muitas vezes, carregada de histórias! Logo, é preciso modernizar o edifício respeitando a construção anterior.
Portanto, as incorporadoras e as construtoras por trás dos projetos precisam ter um cuidado gigantesco no momento de escolher seus parceiros e é isso que tem ocorrido nos lançamentos corporativos da zona sul do Rio. Entre as renomadas empresas de arquitetura contratadas, estão a “Cité Arquitetura” e a “A+ Arquitetura”. Em relação às empresas de paisagismo, temos a “Embyá” e o “Escritório Burle Marx”.
Todas essas empresas citadas estão por trás de grandes obras ocorridas na zona sul carioca, como o já citado “Ipa Studios Design”, o “Parque Sustentável da Gávea” e o “Lever Ipanema”.
3. Localização estratégica
Outra tendência que tem ocorrido nos lançamentos corporativos na Zona Sul carioca é a escolha certeira dos lugares onde as construções estarão situadas. Isso acontece, pois a localização do edifício é um dos principais pontos que entra em critério no momento em que uma pessoa física ou jurídica decide investir em um imóvel.
A Zona Sul já é um local bastante visado pelas pessoas quando decidem comprar ou alugar um imóvel no Rio de Janeiro. Isso não acontece por acaso! A Zona Sul carioca é a região em que existem as principais atrações do Rio, como a Praia de Ipanema, Copacabana e Leblon; o Pão de Açúcar; a Pedra da Gávea etc.
No entanto, mesmo estando na Zona Sul, existem pontos específicos onde, se um edifício for construído, seu valor aumenta ainda mais, como a beira-mar ou ao lado de um local importante. Vou te dar dois exemplos!
O “Tom Delfim Moreira” é um residencial de luxo construído no último terreno disponível na Praia do Leblon. Você não leu errado! É o último terreno, situado na beira-mar de uma das praias mais famosas do Rio e no bairro com o metro quadrado mais valorizado. Essa breve característica, já faz esse imóvel ser ainda mais valorizado.
Outro exemplo é o edifício corporativo “Afrânio”. Já falamos um pouco sobre ele anteriormente. Esse edifício também está localizado no Leblon, ao lado do “Investment Center Itaú Personnalité”, em frente ao “Shopping Leblon” e a poucos minutos da praia. Além disso, o “Afrânio” é uma relíquia, já que há anos não acontecem lançamentos corporativos nesse bairro.
4. Modernização e Sustentabilidade
Esse também é outro ponto que tem sido bastante observado pelos consumidores! Por isso, se tornou uma tendência a preocupação em criar unidades modernas e sustentáveis. Sabemos que não é barato o investimento em um imóvel, principalmente um imóvel de alto luxo. Logo, eles precisam atender de forma exata as demandas dos seus donos.
Pensando nisso, os prédios estão recebendo a presença de automatizações prediais e residenciais, como a existência de totens para carregamento de carros e bicicletas elétricas e a presença de fechaduras biométricas; e de iniciativas sustentáveis, como o uso de lâmpadas de LED e sensores de presença nas áreas comuns, o reaproveitamento das águas pluviais e a valorização da iluminação natural.
5. Diminuição da vacância
Vacância é o período em que um imóvel fica desocupado. Durante a pandemia, muito se falava das empresas optarem pelo estilo de trabalho home office, mas, em muitos casos, isso não perdurou, pois percebeu-se problemas em relação à produtividade e ao respeito em relação à cultura organizacional.
Dessa forma, as empresas estão optando por investir em salas comerciais mais equipadas tecnologicamente e bem localizadas, pois isso influencia diretamente na qualidade de vida dos seus trabalhadores, levando em consideração que eles estarão trabalhando em locais com melhor mobilidade e próximos de lugares para desestressar entre uma hora ou outra de trabalho.
Conclusão
Essas são as cinco principais tendências dos lançamentos corporativos na zona sul carioca. Espero que este post tenha ajudado você a entender o quanto as novas construções que estão surgindo nessa região do Rio de Janeiro são diferenciadas, seja pela sua estrutura física, seja pela preocupação com as questões ambientais.
Para saber mais sobre algum dos imóveis citados durante o conteúdo, entre em contato comigo! No mais, acompanhe sempre o blog, assim você ficará por dentro de todas as novidades dos lançamentos corporativos e residenciais na Zona Sul do Rio de Janeiro.